Você trabalha sentado? Precisa conhecer essa rotina de alongamentos! 

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Passamos a maior parte do tempo no trabalho e manter-se dedicado por horas neste ambiente, pode acabar gerando desconfortos.  

Você já chegou ao fim do expediente e percebeu que estava com uma dorzinha aqui e outra ali?  

Hoje, o foco do meu artigo é para quem passa este período sentado, na mesma posição, por horas. 

Para manter o corpo saudável mediante esta situação, além de realizar exercícios e levantar de tempos em tempos, é necessário inserir o alongamento na rotina. 

Abaixo, deixo algumas dicas para que você possa seguir e diminuir o impacto que causa trabalhar sentado o dia todo. 

 

Estique a coluna! 

O alongamento é indispensável, pois ele reduz a tensão muscular, realinha a postura e minimiza os desconfortos. 

E alongar a coluna é um dos exercícios mais importantes, pois a prática auxiliará a manter a postura correta, sendo assim, acabando com dores e patologias indesejadas nas costas. 

Faça um teste, em pé, incline o seu tronco para baixo, de modo que seus braços fiquem suspensos em direção aos pés. 

É importante deixar as pernas separadas, não muito abertas, o tronco e ombros alinhados, sem pender para nenhum dos lados, apenas para baixo. 

Fique nesta posição por 30s e repita por 3 vezes. 

 

As pernas merecem atenção 

Permanecer sentado por longas horas pode refletir negativamente nas pernas também. 

Quando ficamos nesta posição, a circulação sanguínea é afetada, gerando sensação de pernas pesadas, ardência e muito mais. 

Por isso, a necessidade de sempre realizar pausas e fazer pequenas caminhadas pelo ambiente de tempo em tempo. 

Nestas caminhadas, procure fazer um simples alongamento para as pernas! 

Em pé, flexione um joelho para trás até que ele chegue no bumbum e segure por 20s com a mão do lado contrário. Repita o movimento 3x em cada lado. 

 

Alongue os braços! 

Alongar os braços não exige estar de pé, por isso, reserve sempre um tempinho para dar atenção à eles, mesmo que sentado. 

Estique os braços acima da cabeça e, com as palmas das mãos voltadas para o teto, entrelace os dedos. Permaneça assim por, pelo menos, 15s. 

Você pode variar este movimento, ao mesmo tempo que alonga os braços, ficando na ponta dos pés, proporcionando um alongamento mais completo. 

Outra opção legal, é dobrar um braço atrás da cabeça, de maneira que a mão fique no meio das costas e segurar o cotovelo do mesmo com a outra mão. 

Não ultrapasse seu limite, permaneça 15s e repita por várias vezes ao dia. 

 

Relaxe os músculos 

Você consegue trabalhar ainda mais de forma relaxada e concentrada, relaxando os músculos da cervical. 

É muito simples e também pode ser realizado sentado ou em pé. 

Basta permanecer com a postura ereta, manter uma boa respiração e trabalhar com o pescoço. 

Gire o queixo para um lado, permanecendo com ele em rotação máxima, depois gire para o lado oposto. 

Depois repita o movimento, com o queixo para baixo em direção ao peito e posteriormente incline a cabeça para trás. 

Mantenha-se por 15s em cada direção. 

 

Coloque em prática! 

Quanto mais esticamos nossos músculos, maior passará a ser nosso desempenho em atividades físicas ou cotidianas. 

O alongamento nos permite obter relaxamento, diminuindo toda tensão indesejada. 

Portanto, comece hoje mesmo a movimentar o seu corpo durante o dia, se preciso for, programe lembretes para te avisar a hora de levantar para caminhar e alongar. 

Você sentirá diferença logo no primeiro dia da prática! 

 

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários! 

 

Até a próxima! 


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