Terapia Manual: como ela pode melhorar a sua qualidade de vida!

Compartilhe

Nós, profissionais da área de fisioterapia, utilizamos como principal ferramenta de trabalho as nossas mãos, assim como o próprio nome da nossa especialidade nos mostra, sendo elas o intermédio da realização de manobras e testes inclusos no exame físico e nos tratamentos.

 

Terapia manual realmente funciona?

O termo “Terapia Manual” estende-se em tratamentos de tendões, ligamentos, músculos e articulações através das mãos. O toque humano é o integrante fundamental na filosofia e na abordagem terapêutica, além de abranger um manual amplo de técnicas sofisticadas que incluem mobilizações articulares, manipulações articulares e mobilizações dos tecidos moles.

Essa técnica tem como objetivo diminuir consideravelmente as dores, melhorar a amplitude de movimentos e o aumento gradativo da sua função.

Os tratamentos realizados anteriormente em pacientes responderam positivamente à terapia manual, em especial quando combinadas com exercícios apropriados.

Este procedimento pode e deve ser considerado alternativa entre tantos tratamentos prestados por um profissional da área. Utilizamos as mãos como técnica de exames juntamente com perguntas específicas para determinar o mais adequado tipo de tratamento para auxiliar no processo de reabilitação.

Quando identificada a necessidade, sabemos qual recurso terapêutico utilizar e assim administrar técnicas exatas. Em seguida, re-examinar o paciente para determinar a eficácia do método oferecido.

 

Quais são os principais objetivos da Terapia Manual?

Identificar e corrigir as disfunções de movimentos nas articulações da coluna vertebral, detectar alterações nos membros superiores e os membros inferiores.

Entender a relação entre as alterações do movimento natural e a disfunção dos componentes articulares, sistema circulatório e sistema nervoso. Além de avaliar e corrigir os desequilíbrios biomecânicos e posturais através de técnicas específicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.

 

Para quem indico a Terapia Manual?

Recomendo para pacientes com dores musculares e crônicas, fibromialgias, estiramentos, tendinites, dores de cabeça, contraturas, entre outros problemas músculo-esqueléticos em geral.

Essa técnica diminui e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso cotidiano, proporcionando um relaxamento corporal e redução do estresse.

A Terapia Manual atua diretamente na causa do problema e não em seus sintomas, os quais serão consequência de uma provável disfunção neuro -músculo-esquelética.

Por isso, o terapeuta manual precisa ter formação qualificada, sendo competente para a realização do diagnóstico e tratamento das disfunções ortopédicas em geral.

 


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.