RPG ou Pilates: em qual apostar?

Compartilhe

Definir qual exercício praticar é uma decisão importante, porém é necessário respeitar seu corpo e entender o que ele precisa em cada etapa da vida.

Embora as duas atividades sejam, resumidamente, para corrigir a postura ou tratar de problemas na coluna, existem diferenças importantes entre elas.

Os benefícios proporcionados são diferentes, desde a maneira de realizar os exercícios, até os efeitos que provocam no corpo.

 

Primeiro passo: entender os princípios de cada exercício.

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, se trata de uma série de alongamentos e posturas específicas realizados na área lesionada, com o objetivo de reequilibrar e reorganizar os músculos para fazê-los voltar a posição normal.

A RPG entende que cada indivíduo reage de uma maneira diferente mesmo quando se trata de um problema idêntico. A partir disso, o tratamento é adaptado para cada paciente, evitando um esforço físico além do necessário.

Assim como a RPG, o Pilates traz diversos benefícios para a postura, porém de outra perspectiva.

O Pilates baseia-se em trabalhar o equilíbrio entre corpo e mente, trabalhando com todas as partes do corpo. Seus principios se estabelecem em: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez.

Por esses motivos, o Pilates é considerado um dos exercícios mais completos por trabalhar diferentes pontos do corpo e, a longo prazo, aumentar a força muscular e flexibilidade. 

 

Conheça os benefícios

A RPG é responsável por gerar alívio de dores e tensões musculares, aumentando o domínio dos movimentos, reestabelecendo a mobilidade, equilíbrio e consciência corporal.

Além de trazer benefícios para alguns problemas respiratórios e auxiliar gestantes durante o período pré e pós-parto.

O Pilates tem a competência de corrigir a postura e aumentar a resistência, ajuda a manter o peso, melhora consideravelmente a respiração e o controle do corpo como um todo.

Além disso, não possui contra- indicação por ser um exercício de baixo impacto.

 

Compreenda as principais diferenças

Veja abaixo as principais diferenças entre estas duas atividades:

RPG

  • Trabalha com movimentos focados no local lesionado;
  • Não é um tratamento contínuo, é realizado durante o tempo de recuperação do paciente; 
  • Tem finalidade exclusivamente médica, não sendo voltada para fins estéticos.

PILATES

  • Estimula diferentes pontos do corpo;
  • Pode ser praticado a longo prazo, o que gera, inclusive, maior aproveitamento do exercício; 
  • Pode ser utilizada em tratamentos médicos ou fins estéticos.

 

Afinal, qual exercício devo fazer?

Podemos definir a RPG como um método indicado para lesões mais sérias e em uma área específica, sendo recomendada para pessoas que estão com desvios de postura ou que sofrem com lesões causadas por esforço repetitivo.

Em contrapartida, o Pilates trabalha com todo o corpo e pode ser praticado para fins estéticos. Qualquer pessoa pode investir em Pilates, seja para corrigir a postura, tratar de dores recorrentes ou manter uma prática regular de exercício. 

Sendo assim, aposte no que seu corpo precisa, atenda às necessidades de cada momento. Compreender suas próprias limitações físicas e trabalhar através do exercício para melhorá-las é o caminho ideal.

Assim é possível equilibrar uma vida saudável com exercícios corretos que melhoram nossa qualidade de vida. 


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.