Quando devo procurar um fisioterapeuta? 

Compartilhe

Para muitos, procurar um fisioterapeuta é sinal de que a pessoa sofreu algum acidente ou contusão. Mas essa, é uma ideia ultrapassada. 

O fato é que este profissional pode trabalhar com diversos problemas e dificuldades de seus pacientes. 

E é sobre isso que vou abranger neste artigo hoje, pois é muito importante o conhecimento das soluções que uma sessão de fisioterapia pode trazer. 

Quer entender o momento certo de procurar um fisioterapeuta? Continue a leitura e descubra! 

 

O que esperar de uma sessão de fisioterapia? 

A fisioterapia é sim, sempre recomendada para uma reabilitação, auxiliando na recuperação de movimentos e retorno normal ao dia a dia. Mas ela vai além disso! 

Existem outros motivos para procurar um bom profissional de fisioterapia e eu listarei logo abaixo: 

 

Tratamento de dores  

Diversos tratamentos terapêuticos estão disponíveis para serem aplicados no auxílio de dores. 

A partir do diagnóstico médico, o paciente pode ser orientado para o procedimento mais adequado, de acordo com a procedência da sua dor. 

 

Tratamento na gestação 

Em gestantes, a fisioterapia traz benefícios na hora do parto, auxiliando num bom desempenho neste momento. 

Sendo muito efetiva, também, no pós-parto e no auxílio da volta ao peso anterior. 

 

Tratamento na terceira idade  

A fisioterapia atua na prevenção de patologias como a cervicalgia (dores na região cervical), musculatura enfraquecida, problemas nas articulações e lombalgias (dores na região lombar). 

O fisioterapeuta impulsiona o paciente através dos exercícios, resultando no aumento da força muscular, flexibilidade, postura, equilíbrio, independência e melhoria na locomoção e coordenação motora. 

 

Tratamento de doenças respiratórias 

O Pilates é uma atividade fisioterapêutica que tem a respiração como um dos seus pilares. 

É importante ressaltar que, a respiração é essencial no método, pois impulsiona o fortalecimento imunológico, previne o corpo de patologias e elimina as toxinas, proporcionando bem-estar. 

E por meio deste controle respiratório, é possível trazer recuperação de doenças respiratórias como pneumonia e bronquite. 

 

Tratamento do estresse 

Noites mal dormidas. Pressão por todos os lados. Excesso de tarefas. Por mais difícil que seja admitir, a vida moderna traz uma dinâmica muito frenética. 

As preocupações do cotidiano acumulam-se a todo instante. O cansaço mental e físico tornou-se uma realidade constante. O estresse está prejudicando nossa saúde. 

E as sessões de fisioterapia podem sim, promover melhora dos sintomas que refletem nosso esgotamento diante de uma vida tão atribulada. 

Trabalhando respiração, alongamento e fortalecimento dos músculos, os praticamente sentem seus benefícios não somente de forma estética, mas com a plenitude mental. 

 

Pronto para procurar um profissional? 

A fisioterapia é considerada um tratamento totalmente relevante, é capaz de proporcionar bem-estar físico e aumentar gradativamente a qualidade de vida de qualquer pessoa 

As situações que mencionei acima, são apenas algumas dos inúmeros benefícios que um tratamento fisioterapêutico pode trazer. 

Procure um bom profissional, que estará capacitado para avaliar o seu caso e desenvolver um tratamento personalizado para o seu quadro. 

 

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários! 

Até a próxima! 


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.