Pilates no combate do estresse

Compartilhe

Noites mal dormidas. Pressão por todos os lados. Excesso de tarefas. Por mais difícil que seja admitir, a vida moderna traz uma dinâmica muito frenética.

As preocupações do cotidiano acumulam-se a todo instante. O cansaço mental e físico tornou-se uma realidade constante. O estresse está prejudicando nossa saúde.

Importante ressaltar que o stress faz parte da vida e nem sempre ele é algo negativo. A questão aqui é que estamos enfrentando um excesso imenso deste estado.

O estresse sem interrupção é um grande problema, tanto para saúde. Ele torna nossos corpos doentes, nossa mente ansiosa.

Por isso, para conquistar bem-estar em suas atividades, é fundamental buscar estratégias para suprimir estes efeitos no dia a dia.

No artigo de hoje, vou abordar como o Pilates pode ser um grande aliado para uma vida mais plena.

 

1 – Melhora a respiração

Quando estamos enfrentando uma situação de estresse, o corpo passa a emitir alguns sinais físicos, como por exemplo, o aumento da frequência cardíaca.

Muitas vezes, o simples ato de inspirar e expirar profunda e lentamente, já diminui os níveis de extenuação. Por isso, o controle da respiração é um dos pontos centrais do Pilates.

Ao apreender a respirar atentamente, você terá mais plenitude em suas atividades, aprendendo a controlar suas emoções e deixando de ficar escravo de sentimentos negativos.

 

2 – Aumenta a Concentração

A falta de concentração é uma das principais queixas que ouço por pacientes que estão levando rotinas estressantes.

Não conseguir estar atento aos acontecimentos ao redor acaba piorando as situações, tornando-se um ciclo vicioso.

Os praticantes de Pilates exercitam a prática de atenção plena, onde cada movimento é executado com foco total.

Sem calma e concentração, não é possível realizar qualquer atividade. Com o tempo, os pacientes vão transpondo o hábito da atenção plena aprendido no Pilates em todas os setores da vida.

 

3 – Auxilia no Controle do Peso

O sobrepeso e a obesidade são um dos principais reflexos da vida estressante que encaramos atualmente.

Grande parte dos indivíduos acaba encontrando em alimentos hipercalóricos um acolhimento para os desafios do cotidiano.

Colocar o corpo em movimento é um grande aliado para combater hábitos nocivos.

Além da liberação de hormônios que promovem o bem-estar, a prática regular de exercícios físicos é uma excelente estratégia para que a relação com a comida não se transforme em um problema.

 

O Pilates é um excelente aliado para o combate do estresse em nosso dia a dia.

Além de melhorar imensamente nossa relação com corpo e mente, ele promove a melhora dos sintomas que refletem nosso esgotamento diante de uma vida tão atribulada.

Por ser uma prática corporal completa, com movimentos que combinam respiração, alongamento e fortalecimento dos músculos, os praticamente sentem seus benefícios não somente de forma estética, mas com a plenitude mental que o Pilates promove.

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários!

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.