Pilates como um aliado na recuperação de lesões

Compartilhe

Nos últimos anos, a prática do Pilates e as suas vantagens se tornaram assuntos comuns para pessoas que praticam atividades físicas. 

Ganho muscular, flexibilidade, consciência corporal, aumento da resistência física são apenas alguns benefícios que seus praticantes conquistam.  

Porém, indo um pouco além, existem aplicações do Pilates que não são tão conhecidas do grande público.  

A prática das atividades para a recuperação de indivíduos lesionados, por exemplo, é altamente recomendada, mesmo que pouco difundida.   

Seja em atletas profissionais, ou então aqueles de finais de semana, as lesões musculares são comuns e o Pilates é um excelente aliado durante o processo de recuperação.  

 

Recuperação de Lesões com Pilates 

As lesões decorridas das atividades físicas são inúmeras e podem ocorrer em diversas partes do corpo.  

Excesso de atividades, movimentos realizados de forma errada, desgaste muscular – as causas são diversas e suas ocorrências mais comuns do que muitos imaginam.  

Uma vez diagnosticado o caso, o Pilates atua como um agente provedor da recuperação, preparando e auxiliando o corpo para retornar ao seu estado saudável.  

Pesquisas recentes foram realizadas sobre os efeitos da intervenção para a recuperação de lesões e os resultados são muito significativos.   

 

As Principais Vantagens 

As principais vantagens em aplicar o Pilates para a recuperação de lesões é garantir a reabilitação física através de uma atividade completa, já que seus exercícios trabalham diversos grupos musculares, além de promover uma maior integração entre corpo e mente.  

Listei abaixo algumas dos benefícios que pacientes lesionados podem conquistar com a prática de Pilates: 

  • Alinhamento postural; 
  • Alívio do estresse físico e mental; 
  • Ganho de força; 
  • Equilíbrio; 
  • Flexibilidade; 
  • Aumento da consciência corporal; 
  • Estabilização da Coluna.

 

A Importância do Diagnóstico 

O Pilates leva muito em consideração a capacidade física de cada paciente e tem o foco em criar estímulos apropriados, com ganhos eficientes.  

Porém, é sempre fundamental ressaltar que antes de procurar uma clínica para a prática de Pilates, é muito importante consultar um ortopedista.  

Somente através de um diagnóstico profundo e confiável, será possível traçar um plano de recuperação realmente efetivo para o paciente.  

Assim, sempre que sentir qualquer desconforto durante a prática de atividades físicas, interrompa imediatamente e procure um profissional.  

Minha orientação principal é que todos aproveitem os benefícios do método Pilates, seja você que busca ter um corpo saudável, prevenindo lesões, como também como tratamento para lesões que possam ocorrer.  

Até a próxima.   


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.