Os benefícios do Pilates para praticantes de corrida

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Atualmente, as corridas de rua e trilha (trail) estão cada vez mais comuns pelo mundo afora, além de ser acessível para todas as pessoas, a prática pode ser feita em qualquer momento e em qualquer lugar.

Por esses e outros motivos, o número de atletas que praticam a corrida acabam treinando o seu desempenho sem orientação profissional, ocasionando pequenas ou graves lesões.

Um outro motivo importante que devemos ressaltar que a causa das lesões é a biomecânica incorreta durante a prática da corrida.

Muitos ainda não sabem, mas o Pilates pode proporcionar diversos benefícios para os corredores de plantão. E lembre-se que a orientação de um instrutor de Pilates é essencial para o bem-estar do atleta e garantir o sucesso nas corridas.

 

A colisão da corrida no corpo físico

A cada ano, o mercado de corrida vem crescendo gradativamente e com isso as grandes empresas estão investindo em inovação de tênis, acessórios, roupas e até nos cosméticos.

Com a alta demanda e inúmeras opções, os corredores acabam realizando diversas provas seguidas, sem tempo suficiente de descanso.

Já que, existem provas com diversas opções de percursos (longe ou curto), e se a agenda não for acompanhada por um profissional qualificado, essa sequência de provas pode ocasionar lesões.

Nas provas de corrida geralmente pede-se muito esforço, esforço ainda maior que o próprio treino, pois o atleta desafia-se em melhorar o seu tempo.

A corrida é um esporte com movimentos constantes e repetitivos, por esta razão é necessário um treinamento apropriado, mesmo sabendo que “correr’ faz parte da vida desde a infância.

Saiba, a corrida de rua tem um movimento cíclico e ininterrupto, normalmente sem muitos deslocamentos laterais, as vezes oscilando em subidas e descidas, mas mesmo assim, no geral, é constantemente voltado para frente, causando assim um impacto repetitivo, ou seja, os mesmos músculos e articulações são acionadas repetidamente.

Por este motivo acontecem as lesões, afinal existe uma mecânica incorreta sendo realizada milhares de vezes durante as fases da corrida, causando estresse em alguns tecidos, exemplo disso, é a instabilidade do quadril por fraqueza de glúteo médio causando o desalinhamento de quadril e joelho, ocasionando assim a lesão.

Entretanto, nas corridas de trail (trilhas), o atleta passa por diversos deslocamentos laterais pela mudança de terreno (estrada de terra para o bosque). Ou seja, é uma prática que necessita de muita técnica, exigindo do corpo uma maneira diferente do comum, visto que a trilha não é constante quanto o percurso de rua.

 

Os benefícios do Pilates para praticantes de corrida

Com o aumento das lesões, principalmente nos joelhos, o Pilates auxilia o atleta em seu treinamento, na prevenção de lesões e principalmente na reabilitação, caso o atleta já tenha sofrido uma lesão.

Veja abaixo os benefícios que o Pilates propõe para os corredores:

Aumento da capacidade pulmonar: o Pilates estimula a concentração para realizar um modo de respiração diferente da que está acostumado. Uma respiração mais suave e prolongada, aumentando a capacidade pulmonar de expandir a caixa torácica e expirar de maneira mais forte eliminando todo o ar.

Melhora do alongamento: Saiba, quanto melhor o alongamento e mobilidade articular, maior é a qualidade e menor o gasto energético do atleta.

Resistência muscular: Para as corridas longas, a musculatura precisa estar forte e resistente para superar aos estímulos sem fadiga.

Melhora da propriocepção, controle motor, consciência corporal e equilíbrio: Quando o atleta pratica o Pilates, esses são os benefícios que gera no corpo físico, afinal os exercícios funcionam de forma controlada e consciente, pensando no movimento coordenando a respiração, assim acionando músculos de forma ativa.

Equilíbrio muscular: Os músculos (agonistas e antagonistas) necessitam ser acionados de maneira equilibrada para que exista harmonia no movimento. Se houver desequilíbrio em um determinado grupo muscular, pode causar fadiga precoce assim diminuindo a performance do atleta.

Prevenção de lesões e melhor performance: Para ter um gasto energético menor e ótimos resultados, o atleta precisa ter o corpo alinhado, flexível, forte e equilibrado.

 

Para conquistar excelentes resultados na prática de corrida é fundamental que os atletas pratiquem o Pilates,  para que assim possam aumentar sua performance e alcançar o sucesso em seus objetivos.

Até a próxima.

 

 

 


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