Os benefícios do Pilates na infância

Compartilhe

As crianças da nossa atualidade estão cada vez mais ligadas à tecnologia, sabem tudo a respeito dos aparelhos eletrônicos, principalmente computadores, tablets e celulares.

Indo totalmente contra a rotina das crianças de décadas passadas, onde a diversão era garantida nas ruas, com brincadeiras recheadas de movimentos corporais.

Por isso é tão importante e necessário ressaltar o sedentarismo na infância atual, onde vivenciamos os pequenos isolados devorando um aparelho tecnológico.

Afetando diretamente o desenvolvimento da criança tornando-a menos saudável, correndo o risco de ser exposta mais facilmente as patologias, seja por sobrepeso, má postura ou desânimo.

 

Maior qualidade de vida para as crianças do século XXI

É necessário estimular as crianças sobre a importância do movimento corporal e da boa postura. Mais do que uma questão estética, o alinhamento da coluna depende unicamente de bons cuidados básicos desde cedo.

Os exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade por exemplo, auxiliam principalmente para que os pequenos evitem danos à coluna, tornando-a mais resistente aos impactos provocados por fatores externos.

Um dos métodos mais inovadores, o Pilates, proporciona uma grande variedade de exercícios, onde são adaptáveis à toda e qualquer necessidade individual.

O método estimula a máxima concentração do aluno e como resultado, ganha-se maior capacidade de foco além de outros diversos benefícios.

 

Os benefícios do Pilates Infantil

O primeiro benefício que podemos ressaltar aqui é a memória postural, ou seja, a criança criará a “famosa” consciência corporal, muito falada em meus artigos.

O Pilates também trabalha diretamente com a coordenação motora, fortalecimento muscular, desenvolvimento motor, flexibilidade, alongamentos, condicionamento físico, onde as habilidades motoras são desenvolvidas como um todo. Além de todos os movimentos do método serem realizados com base na respiração.

 

10 benefícios do Pilates Infantil

Abaixo, separei mais 10 benefícios do Pilates Infantil.

  1. Auxilia na prevenção dos desvios posturais como a escoliose. Além de fortalecer a musculatura das costas;
  2. Maior qualidade do sono;
  3. Maior desempenho nas atividades físicas;
  4. Maior concentração, auxiliando nas tarefas escolares ou domésticas.
  5. Reduz o estresse;
  6. Previne o corpo de futuras lesões;
  7. Aumenta a percepção do próprio corpo e do espaço, desenvolvendo a autoestima, autoconfiança e sociabilidade;
  8. Aumento gradativo da flexibilidade, equilíbrio corporal e amplitude de movimento e agilidade;
  9. Maior mobilidade;
  10. Consciência corporal e boa postura.

É importante ressaltar também a questão do estirão do crescimento, afinal praticar Pilates auxilia na elasticidade muscular, prevenindo que o corpo da criança venha sofrer com dores futuras.

Outra questão importante é que as crianças que tem atraso no ponto de amadurecimento do esfíncter e realiza as atividades do método Pilates consegue segurar a urina, devido a consciência corporal, através da contração do abdômen.

Entre tantos benefícios que os pequenos praticantes do Pilates adquirem, estão a melhoria contínua do humor, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus muscular e da flexibilidade.

Outro fator importante é que a criança descarrega as tensões físicas e psicológicas no movimento, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade, mais felicidade e com muito mais energia.

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.