Entenda a importância da Fisioterapia para aumentar sua qualidade de vida!

Compartilhe

Todas as pessoas, em algum ciclo da vida, já precisaram da fisioterapia, seja após uma queda ou até mesmo como forma de prevenção.

Para muitos, as sessões de fisioterapia resumem-se apenas nesses dois quesitos que mencionei acima, mas a fisioterapia abrange uma grande área da saúde, indo muito além de prevenção e tratamento para pequenas lesões.

A área da saúde experimentou uma enorme evolução nas últimas décadas, hoje, a fisioterapia é primordial não apenas para resolver patologias ortopédicas, como também para o tratamento de pacientes em estado grave.

Por exemplo, aqueles que tiveram os movimentos comprometidos devido a um acidente vascular cerebral ou para os pacientes que apresentam distúrbios respiratórios crônicos e também para garantir maior qualidade de vida aos idosos.

O método fisioterápico é considerado um tratamento totalmente relevante, a fisioterapia é também capaz de proporcionar bem-estar físico e aumentar gradativamente a qualidade de vida de qualquer indivíduo.

 

Fisioterapia na infância

Muitos ainda desconhecem, mas as crianças também podem realizar sessões terapêuticas, já que o método auxilia no desenvolvimento infantil.

 

Fisioterapia na vida adulta

Em adultos, o método terapêutico trabalha diretamente na melhora das articulações,  na redução das dores, melhora a postura corporal e fortalece o corpo para evitar futuras lesões.

Em gestantes, por exemplo, a fisioterapia traz benefícios na hora do parto, auxiliando o bom desempenho pós-parto.

Vale lembrar que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência também terão grandes resultados utilizando a fisioterapia para tratamento ou reabilitação.

 

Fisioterapia na terceira idade

A fisioterapia atua na prevenção de patologias como a cervicalgia (dores na região cervical), musculatura enfraquecida, problemas nas articulações e  lombalgias (dores na região lombar).

O fisioterapeuta impulsiona o paciente através dos exercícios, resultando no aumento da força muscular, flexibilidade, postura, equilíbrio, independência e melhoria na locomoção e coordenação motora.

 

A importância da Fisioterapia para a qualidade de vida

Podemos definir que qualidade de vida são as condições que compõem o ser humano, como o seu bem-estar físico, mental e emocional.

Posso afirmar que, “qualidade de vida” está relacionada diretamente com a saúde, afinal a saúde é a peça fundamental para que se desenvolva o bem-estar em qualquer pessoa.

Estar com o corpo saudável significa que o indivíduo está apto para desfrutar de todas as sensações que a vida pode oferecer, sem preocupações ou desconfortos.

 

Mas, afinal, o que é ter saúde?

Saúde abrange muito mais que uma alimentação saudável ou praticar exercícios físicos recorrentes.
Existem outros aspectos indispensáveis para ter saúde, como por exemplo, elementos sustentáveis, educação, habitação, renda, paz, entre outros recursos.

E qual o papel da fisioterapia nisso tudo?

A área da fisioterapia trabalha diversas modalidades visando sempre o bem-estar e prevenção da saúde, proporcionando uma vida ainda mais saudável e com maior qualidade.

Abaixo, citarei 4 benefícios que as sessões terapêuticas proporcionam:

  1. Não trabalha apenas o físico, a fisioterapia também auxilia no equilíbrio mental e emocional, se tornando crucial para um tratamento eficaz;
  2. Nós, seres humanos, com o passar do tempo ficamos propícios a desenvolver distúrbios neurológicos e a fisioterapia contribui diretamente para controlar ou prevenir essa situação;
  3. Trabalha toda estrutura corporal, diminuindo as tensões, inflamações musculares, dores e desconfortos;
  4. A Fisioterapia trabalha com a diminuição das dores de maneira mais eficaz por focar em pontos específicos, além de trabalhar na causa da patologia.

É importante mencionar mais uma vez que a fisioterapia é sinônimo de saúde, atenção preventiva e autocuidado.

Cuidar da saúde corporal e mental é dever de todos para que possamos enfim desfrutar da verdadeira qualidade de vida.

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.