Crianças devem praticar exercícios?

Compartilhe

A obesidade infantil é reconhecidamente um dos grandes desafios de nossa era.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 40 milhões de crianças estejam acima do peso em todo mundo, segundo dados de 2018.

A obesidade infantil pode ser considerada, segundo especialistas da área, o problema crônico mais recorrente entre as crianças.

O controle do peso infantil, assim como ocorre com indivíduos adultos, é uma questão complexa, que envolve diversos fatores.

Para delimitar um pouco o tema, neste artigo irei falar sobre a importância do exercício para crianças e como ele pode ser um grande aliado ao combate da obesidade infantil.

 

A importância dos exercícios na infância

Colocar o corpo em movimento é fundamental durante todas as fases da vida. Na infância, isto não é diferente.

As crianças podem e devem criar rotinas de atividades físicas regulares.

Isso garante não somente o desenvolvimento físico pleno, como estudos comprovam, mas também o desenvolvimento intelectual.

Ele é amplamente favorecido com a prática de exercícios, já que aprimora a coordenação motora, controle dos movimentos, entre outras vantagens.

Mesmo com tantas vantagens, crianças ativas são cada vez mais raras. Colocar a criança para movimentar-se parece um grande desafio na vida moderna que vivemos.

No entanto, pais e responsáveis devem esforçar-se ao máximo para oferecer atividades que ajudem o desenvolvimento dos pequenos, estimando brincadeiras e a prática de esportes.

 

Escolha exercícios adequados

Atividades físicas são muito bem-vindas na infância, mas antes de explicarmos quais os exercícios mais indicados, é importante ressaltar os cuidados com a saúde.

Mesmo em crianças saudáveis, é imprescindível que o pediatra faça uma avaliação para assegurar que tudo esteja dentro da normalidade.

Feito isso, vamos para os melhores exercícios para os pequenos:

Até 5 anos, o foco deve ser em atividades mais lúdicas, onde as crianças são estimuladas em movimentos naturais, como correr, pular, dar cambalhotas etc.

A partir dos 6 anos, a criança já está com todas as funções motoras formadas, assim, é possível colocá-las nas práticas de esportes, como judô, futebol, natação etc.

 

Criança ativa é criança saudável

Respondendo ao questionamento do título deste artigo, a resposta é: sim, as crianças não só podem, como devem praticar exercício.

Porém, mais do que promover cobranças e tornar o exercício algo impositivo, é fundamental compreender que colocar o corpo em movimento é algo natural e precisa ser divertido.

As crianças não devem ser bombardeadas com críticas aos seus corpos, muito menos devem praticar exercícios físicos com fins estéticos – preocupação esta que não deve jamais ser colocada em discussão.

Movimentar-se, para elas, deve ser antes de qualquer caráter, algo recreativo, lúdico e prazeroso.

Por isso, fique atento às demandas dos pequenos, aos esportes que mais gostam, e faça dos exercícios algo divertido, deixando-os à vontade para descobrir seus movimentos.

Dessa forma, conseguiremos criar adultos que sentem prazer nas atividades físicas.

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários!

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.