Conheça os principais problemas de saúde causados pela má postura

Compartilhe

A má postura corporal é, com certeza, a maior causadora dos problemas na coluna, que com o passar do tempo, só se agrava. Como consequência, isso vai ocasionando dores e desconfortos também na musculatura e articulações.

Os problemas posturais atingem principalmente as pessoas que passam a maior parte dos dias sentados, além de crianças e adolescentes que dificilmente se importam em sentar de forma adequada.

As patologias que estão ligadas diretamente à má postura são: lordose, escoliose e cifose.

É importante explicar que a linha linear e natural da coluna é totalmente modificada, no caso da lordose a curvatura fica mais acentuada, o mesmo acontece em caso de escoliose, porém de forma lateral. Já, em caso de cifose, essa alteração ocorre por meio da concavidade da coluna.

Preparei uma lista de patologias que são desenvolvidas pela má postura corporal.

  1. Dores nos olhos
    A concentração exigida durante o tempo de trabalho em frente ao computador, por exemplo, faz com que o indivíduo pisque menos que o natural e como consequência, a superfície da córnea fica ressecada, resultando em vermelhidão e cansaço dos olhos.
  2. Tenossinovite
    É uma das patologias mais comuns causadas pela má postura. A tenossinovite é a inflamação dos tendões, que em estágio avançado, causa dores e incômodos, impedindo que a pessoa consiga segurar objetos leves, como um copo, por exemplo. E nesses casos, a recuperação não é tão simples.
  3. Fadiga
    Por causa da má postura, é normal apresentar queda no rendimento ou até redução de capacidade no trabalho. A fadiga é causada pela alteração das propriedades dos músculos, jornadas excessivas de trabalho ou até mesmo pela intoxicação local.
  4. Dores nas costas
    No geral, dores nas costas são provocadas pelo uso indevido de móveis ou móveis não adaptados de forma individual. O uso de maneira equivocada da cadeira é o maior causador de dores e incômodos das costas. É importante ressaltar aqui que o encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente de acordo com a curvatura lombar.
  5. Cifose torácica
    A cifose é o aumento do ângulo de uma das curvaturas fisiológicas da coluna. Ocorre na região do tórax e faz com que a parte superior das costas pareça mais arredondada que o normal: é a famosa “corcunda”.
  6. Lesões
    Em algumas profissões, por exemplo, o indivíduo corre mais riscos de degeneração do disco e hérnia de disco por conta da postura inadequada.
  7. Dores em geral
    A longo prazo, o indivíduo começa a desenvolver dores osteoarticulares e para isso o tratamento não é fácil, afinal envolve reabilitação com fortalecimento muscular, fisioterapia, atividades físicas, até mesmo acupuntura.

Dica de saúde

Nós, profissionais de fisioterapia, indicamos que a melhor posição para trabalhar é:  sentar com a coluna formando um ângulo de 90º e com os pés sempre apoiados no chão, para que a coluna e os músculos não sejam sobrecarregados ou forçados de maneira equivocada.

Outra dica importante e simples é que ao carregar peso, o indivíduo precisa dividi-lo em ambos os lados do corpo.

Além de praticar atividades físicas de forma regular para fortalecer os músculos e prevenir o corpo de lesões futuras  é essencial fazer alongamentos com frequência o que vai gerar uma sensação de bem-estar e maior disposição no dia a dia.

Lembre-se: a postura correta pode evitar e prevenir problemas na coluna como a cifose, escoliose e até lordose. Por isso, obter a consciência corporal faz todo sentindo, seja no presente ou pra vida inteira.

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.