Conheça os benefícios do Pilates para a saúde

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Os benefícios do método Pilates ultrapassam barreiras quando mencionamos reabilitação, saúde e qualidade de vida. Por isso, motivos para escolher essa técnica não faltam, afinal a atividade melhora o desempenho em corridas, alivia dores e auxilia também na prevenção de fraturas osteoporóticas.

As vantagens que o Pilates proporciona para o corpo humano podem ser desfrutadas por indivíduos que preferem atividade física com intensidade reduzida, trabalhando melhor a respiração e também a concentração.

Conheça os benefícios do Pilates para a saúde

Conheça abaixo alguns dos benefícios que este método oferece para o corpo e para a mente humana.

1. Alívio das dores

Muitos especialistas na área da saúde recomendam para seus pacientes que sofrem de dores crônicas ou incômodos, principalmente nas costas, os exercícios de Pilates.

Os movimentos desse método promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, tendo como objetivo reduzir a sobrecarga depositada nas costas quando o indivíduo realiza esforços físicos.

Os exercícios de fortalecimento e alongamento são direcionados para partes do corpo de forma específica, no caso de reabilitação de alguma patologia.

2. Correção Postural

Para Joseph Pilates, a coluna ideal deveria ser totalmente ereta. Porém, atualmente sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que precisam ser respeitadas para a maior absorção do impacto e resistência a esforços.

Para isso, o exercício de alongamento axial, proporciona maior força nos músculos que sustentam toda a lombar, e isto reflete diretamente nas atividades diárias.

3. Respiração

As pessoas que sofrem de estresse ou ansiedade constante, acabam interrompendo a respiração natural ocasionando um bloqueio no músculo do diafragma. O método Pilates trabalha a musculatura respiratória, fazendo com que seus praticantes respirem melhor.

4. Fortalecimento dos músculos

O grande diferencial do Pilates é o fortalecimento muscular que é realizado de forma geral e não segmentar. Durante a prática dos exercícios, ocorre a ativação simultânea de vários grupos musculares, onde existe a integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além de estimular todas as articulações.

5. Flexibilidade

Os movimentos praticados pelo método Pilates melhoram de forma gradativa a flexibilidade corporal devido aos exercícios de alongamento. Quando trabalhada a extensão muscular e as articulações, as mudanças positivas nas atividades do dia a dia são visíveis.

6. Prevenção de fraturas osteoporóticas

Para quem sofre com fraturas osteoporóticas (essas fraturas são ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose), o Pilates pode ser um grande aliado, porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar toda a estrutura óssea, além de melhorar a coordenação motora e oferecer ao corpo maior equilíbrio.

7. Estimulação da coordenação motora

Conhecer o próprio corpo é a famosa consciência corporal. É um aprendizado sobre como devem ser os movimentos e como usar os músculos e as articulações de forma correta. Praticando Pilates é possível adquirir equilíbrio e melhorar a percepção espacial dos objetos em relação a nós mesmos.

8. Mente saudável

Saiba que o Pilates não se limita apenas ao melhor condicionamento físico, também abrange a saúde emocional.

Os movimentos suaves e firmes podem contribuir diretamente para acalmar a mente e o sistema nervoso. Os alongamentos fortalecem os músculos, ativam a circulação sanguínea e reduzem a tensão de forma abrangente.

Com tantos benefícios, impossível não se render a esse método inovador.

Quem aí já pratica Pilates? Conte sua experiência nos comentários.

Até a próxima!


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