Conheça o Pilates Suspenso

Compartilhe

Ter uma rotina de atividades físicas é fundamental para conquistar saúde e bem estar.

O que muitos reclamam é que a monotonia dos exercícios acaba sendo desestimulante e aos poucos, vão perdendo o interesse.

Por isso, experimentar novas possibilidades, novos movimentos, pode ser o caminho ideal para comprometimento com a atividade física.

 

Pilates Suspenso

Cordas, elásticos, exercícios longe do chão… Parece estranho para você? Saiba que a modalidade de Pilates Suspenso vem ganhando cada vez mais praticantes.

Ao conhecer as dinâmicas aplicadas, muitos pacientes ficam receosos em não conseguir executar os movimentos, já que a princípio, estes parecem muito complexos.

Porém, a ideia de que ele é somente para praticantes que estejam em um nível mais avançado é totalmente errônea.

O que é preciso ser feito é uma avaliação minuciosa sobre a saúde do praticante para verificar se há algum impedimento.

O Pilates Suspenso, assim como sua modalidade padrão, tem como conceito básico a concentração, a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.

Neste artigo, vou abordar um pouco sobre esta prática, seus movimentos e seus benefícios.

 

Rotina de Exercícios

O Pilates Suspenso é uma variação do Pilates convencional, com diferença na execução dos movimentos que ocorrem longe de uma base de sustentação.

A suspensão ocorre pelo ato de estar ‘pendurado’ em algo, seja total ou parcialmente, através de aparelho e equipamentos que permitem esta ação, sendo os mais comuns cordas e elásticos.

Trabalhando em suspenso, ou seja, sem estabilidade, o praticante vai estimulando diversas partes do seu desenvolvimento físico, como a concentração e o equilíbrio.

Mesmo sendo uma rotina de exercícios com movimentos específicos, o Pilates Suspenso pode ser realizado tanto como parte da aula, junto com os demais exercícios, ou durante uma aula inteira.

 

Benefícios da Prática

Os exercícios realizados no treinamento em suspensão são excelentes para a melhora da força, equilíbrio, flexibilidade, além de estimular a amplitude dos movimentos e a capacidade cardiorrespiratória dos praticantes.

Dentro das inúmeras possibilidades que o Pilates permite, a modalidade Suspenso é uma das que mais realiza exercícios aeróbicos.

Por exigir maior concentração durante sua execução, a consciência e controle corporal também são mais intensos.

Entrando no campo das patologias, pacientes que apresentam determinadas condições posturais podem obter grandes benefícios, já que há o efeito positivo na saúde da coluna vertebral.

Além disso, por serem exercícios mais descontraídos e dinâmicos, são ideais para quem busca alívios imediatos para o estresse e a tensão.

 

Inove nos Movimentos

Criar rotinas diferenciadas em suas atividades físicas é fundamental para manter o interesse e a disposição para realizá-los.

Aos poucos, os hábitos estressantes do dia a dia acabam fazendo com que deixemos de lados práticas que são importantes para nossa saúde. Criar novas possibilidades irá estimulá-lo a manter o foco.

O Pilates Suspenso permite novas possibilidades de movimentos. Com exercícios que combinam fluidez na execução e muita resistência, você irá descobrir novas capacidades físicas.

Não deixe de conhecer esta modalidade!

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários!

Até a próxima!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.