Alivie agora as dores nas costas

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Para começar esse artigo é importante ressaltar que no geral, as dores nas costas são causadas pela má postura ou movimentação corporal imprópria. Esse incômodo pode ser causado pelo estresse, cansaço ou por algum tipo de traumatismo.

Ao entender melhor a biomecânica funcional do corpo humano, você entenderá como otimizar e melhorar seus movimentos para evitar dores e traumas.

 

Causas

Na maioria das vezes, a origem do problema é de natureza totalmente mecânica, devido à má postura corporal, levantamento de peso de forma incorreta ou até mesmo movimentos repetitivos.

Confira agora 7 dicas importantes para aliviar a dor nas costas.

 

1. Fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico varia de acordo com cada caso, onde pode ser incluído recursos de termo-eletro-fototerapia para o alívio da dor e inflamação.

A fisioterapia aplica exercícios de alongamento para manter as estruturas corporais bem posicionadas e os músculos com maior flexibilidade, ideal para realizar as atividades diárias sem incômodos.

 

2. Manipulação Osteopática

A manipulação osteopática reduz a dor lombar crônica, pois envolve a movimentação das articulações para o seu lugar de origem e a massagem nos tecidos moles ajuda a relaxar os músculos que estão sofrendo de estresse.

 

3. Treinamento de força

Manter regularmente uma rotina com treinamento de força auxiliará diretamente no fortalecimento dos músculos das costas e do núcleo, o que é fundamental para aliviar a dor e prevenir lesões futuras.

 

4. Massagem Corporal

Uma boa alternativa para o alívio da dor nas costas é a massagem relaxante corporal.

A massagem para coluna vertebral tem como objetivo ativar a circulação sanguínea e linfática, aumentando a irrigação e relaxamento da musculatura das costas, combatendo as dores e a inflamação.

Além de atuar no sistema circulatório e nervoso, proporcionando bem-estar e acalmando os ossos e músculos da coluna através do calor, tato e pressão.

 

5. Alongamentos

Os maus hábitos posturais causam dores crônicas e deformações definitivas na coluna vertebral. Por isso, o alongamento é essencial. Afinal, trata-se de exercícios físicos que têm o objetivo de preservar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular.

Saiba, praticar o alongamento diariamente favorece o estiramento das fibras musculares.

 

6. Respiração

As principais causas de posturas incorretas e lombalgias são causadas pelo tônus diminuído do músculo do diafragma.

Ao inspirar deve-se expandir a barriga, sempre mantendo uma tensão basal no diafragma, prestando atenção nas costas para que ela não incline para trás.

 

7. Peso saudável

O excesso de peso sobrecarrega as articulações ocasionando incômodos e dores nas costas. Por isso, é importante eliminar as toxinas e o excesso de líquidos.

A dor nas costas, no início, pode até ser leve, mas é importante ressaltar que pode aumentar gradativamente e pode piorar com os movimentos do dia a dia.

Por isso, não hesite em procurar o seu fisioterapeuta de confiança, pois, o profissional te indicará a melhor forma de tratamento e opções de atividades físicas que vão te auxiliar para evitar e ou prevenir esse incômodo.

Quem aí sofre com dores nas costas? Conte sua experiência nos comentários!

Até a próxima.


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