A importância do movimento para o corpo humano

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Diferente de outros países, a prática regular de exercícios físicos ainda não é uma realidade para muitos brasileiros, principalmente para as mulheres. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, cerca de 50% da população feminina assume-se sedentária, mesmo compreendendo os riscos da falta de movimento do corpo.

Correr, caminhar, andar de bicicleta ao ar livre, treinar em academias ou até mesmo trocar o elevador pelas escadas são exercícios que têm em comum o movimentar do corpo humano, uma condição importante para promover, além da boa saúde, a longevidade.

Mudar os hábitos e manter o corpo ativo proporciona inúmeros benefícios, incluindo: prevenção (e cura) de diferentes patologias, aumento da resistência física, fortalecimento da musculatura , autoestima, emagrecimento, alívio do estresse e redução das dores nas articulações.

 

Movimento é sinônimo de felicidade!

Se você buscava um excelente motivo para começar a praticar atividades físicas, encontrou o melhor de todos eles – movimentar-se diariamente proporciona MAIOR nível de felicidade, além das mudanças visíveis tanto fisiológicas quanto emocionais, ocasionando tamanho bem-estar ao implementar o exercício físico no seu dia-a-dia.

O movimento produz no sistema nervoso central quantidades significativas de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. A Serotonina, noradrenalina e dopamina produzem sensações prazerosas, exemplo disso é o bom humor e o relaxamento.

De acordo com alguns pesquisadores, a serotonina produzida durante os exercícios físicos também combate patologias psíquicas graves, como por exemplo, a depressão e transtornos de ansiedade.

Esses efeitos positivos para o corpo humano começam imediatamente no início da prática de atividades físicas e se prolongam por horas, consequentemente, a qualidade do sono melhora consideravelmente quando o corpo se movimenta de forma regular.

Vale ressaltar também que a melhora estética contribui para a felicidade de forma direta, pois aumenta gradativamente a autoestima.

Observar as novas medidas corporais, o fortalecimento muscular, a agilidade e resistência físicas proporcionam uma autoimagem positiva contribuindo para que a pessoa se sinta ainda mais bonita.

 

Movimentar o corpo evita dores

Um dos principais problemas causados no corpo pelo sedentarismo são as dores por todo o corpo, que resulta em um desgaste gradativo das cartilagens e articulações. Além disso, também aumenta a perda natural de massa e flexibilidade naturais.

A dor na coluna, chega a afetar 80% da população mundial pela falta de exercícios ao longo da vida.

Eu acredito que o maior remédio para qualquer patologia é o movimento, somente ele pode proporcionar a cura, movimento é sinônimo de saúde. Quanto maior for o movimento corporal, menos dores qualquer pessoa sentirá com o passar dos anos.

O principal neurotransmissor que proporciona alívio às dores é a endorfina que é liberada pelo cérebro logo que se inicia uma atividade e seu efeito pode durar até 72 horas após o término do movimento.

Por isso, posso afirmar que a cura da patologia reumática, como a fibromialgia e artrose, por exemplo deve-se à prática de atividades físicas, em muitos casos, é possível descartar intervenções médicas, como cirurgia e uso prolongado de medicamentos.

 

Benefícios do movimento para o corpo humano

No geral, movimentar-se aumenta a qualidade de vida e bem-estar, além dos diversos benefícios que citei acima. Exercitar-se impulsiona a interação social e o maior desempenho nos estudos e no trabalho, devido ao aumento da velocidade de reação e memória.

Queria ressaltar também que o movimento auxilia no bom funcionamento dos órgãos. Não é à toa que o esporte atua diretamente na prevenção de várias patologias, principalmente aliado a boa alimentação e hábitos saudáveis.

Conheça os principais benefícios que a atividade física proporciona para o seu organismo:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Previne patologias cardiovasculares, diabetes, vários tipos de câncer, depressão, contusões, Alzheimer, etc;
  • Alivio dos sintomas da menopausa, além da prevenção de complicações no parto e redução de dores causadas pela endometriose;
  • Melhora a performance física, disposição e aumento de energia;
  • Diminui a glicose, pressão sanguínea, gordura corporal e colesterol.

Que tal começar a mudar a sua vida através do movimento? Existem inúmeros exercícios físicos prazerosos que podem ser incorporados ao seu dia-a-dia como: ir a pé ao supermercado, passear com o seu cachorro, dançar, correr ou caminhar.

Inclua o movimento do seu corpo na sua rotina, motive-se!

Até a próxima.


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