7 benefícios do Pilates para a saúde

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Hoje é um ótimo dia para vencer a preguiça e sair totalmente da zona de conforto com o método Pilates. Essa técnica, proporciona maior qualidade de vida e saúde – auxiliando na postura e na flexibilidade dos membros.

Os movimentos das aulas de Pilates vão muito além dos exercícios físicos, afinal, contribuem também na melhora gradativa da concentração e aumentam  consideravelmente a qualidade do sono.

Que tal conhecer 7 benefícios deste método inovador quando falamos de saúde física e mental?

Confira agora!

 

Fortalecimento do corpo e da mente

Como já mencionei em outros artigos, o pilates é um treinamento que utiliza a força do próprio corpo para a prática de exercícios e isso proporciona algumas mudanças para o cérebro.

De acordo com um estudo publicado em 2015, pelo The Journal of the International Neuropsychological Society, os praticantes que utilizam o método para fortalecimento, obtém melhoras consideráveis na memória e na capacidade cognitiva.

 

Evita fraturas e lesões

Fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, como por exemplo – a osteoporose, podem ser prevenidas praticando-se o método Pilates, afinal essa forma de praticar exercícios, trabalha com o aumento da força muscular e da coordenação motora, o que auxilia a modelar a estrutura óssea.

 

Melhora o equilíbrio

A medida que o corpo começa a envelhecer, é comum que se perca parte do equilíbrio natural, afetando diretamente nas atividades básicas diárias.

Os exercícios de pilates, sejam eles – realizados em aparelhos ou no solo fortalecem a estrutura corporal e auxiliam no equilíbrio e consequentemente na postura.

 

Redução de dores

Para reduzir as dores da coluna, muitos médicos e fisioterapeutas indicam o pilates.

Os movimentos que essa técnica oferecem são capazes de promover o fortalecimento da musculatura abdominal e o realinhamento da coluna, fazendo com que o praticante deixe de sobrecarregarr a coluna ao realizar esforços físicos.

 

Melhora postural e bom humor

Quando falamos em método Pilates já associamos essa atividade física com a melhora da postura por meio do fortalecimento dos músculos do corpo, (músculos abdominais da região lombar, pelve e quadril). Mas, afinal, por que isso acontece?

As pessoas que praticam essa técnica possuem mais consciência do seu alinhamento corporal durante todo o dia, obtendo uma postura mais adequada prevenindo e/ou reduzindo as dores nas costas, ombros e pescoço.

 

Melhora na qualidade do sono

Existem inúmeros estudos que comprovam como as atividades físicas podem regular e aumentar a qualidade do sono.

Ao trabalhar o corpo e a mente em cada um dos movimentos, o pilates proporciona uma sensação de bem-estar, o que resultará em uma noite ainda mais tranquila.

 

Aumento da capacidade de foco e concentração

Em cada aula, é exigido de cada praticante atenção e concentração nas orientações do instrutor.

O aluno é convidado a entender e perceber como cada um dos movimentos afeta o próprio corpo, além de coordená-los com a respiração e compreender quais as sensações que resultam disso.

O método Pilates é uma prática saudável, um exercício físico de baixo impacto e que proporciona equilíbrio para o corpo com diversas possibilidades para todos que desejam vida, corpo e mente saudáveis.

Mas é importante ressaltar aqui que, como em qualquer outra prática de exercício físico, é necessário ser instruído por um profissional de confiança que tenha especialização na área.

Tem alguma dúvida sobre o método Pilates? Deixe-a nos comentários.

Até a próxima.


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