4 Exercícios que ajudam a diminuir dores 

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Excesso de tarefas, pressões, noite mal dormidas. São coisas que fazem parte da dinâmica frenética da vida moderna. 

O cansaço mental e físico tornou-se uma realidade constante. Realidade refletida no nosso corpo. 

E, convenhamos, acordar com dores no corpo virou algo comum e constante, praticamente na vida de todos. 

Existem exercícios que por mais simples que sejam, ajudam a prevenir e reduzir dores crônicas, fortalecendo nosso corpo. 

Acompanhe-me nessa leitura e conheça alguns exercícios que farão total diferença no seu dia a dia. 

 

Alongamento 

Com o estresse diário, nossos músculos tendem a ficar mais tensos, irradiando dores e desconfortos. 

Com o alongamento, é possível obter relaxamento, diminuindo toda tensão indesejada. 

O alongamento fortalece as fibras musculares, tornando menor a probabilidade de sofrer lesões. 

Quando se trata de atividades físicas, ele proporciona músculos relaxados, evitando desconfortos após os exercícios. 

Para pessoas sedentárias, esse fator é primordial para protegê-las contra distensões musculares. 

Quanto mais esticamos nossos músculos, maior passará a ser nosso desempenho em atividades físicas ou cotidianas. 

 

Pilates 

O método criado por Joseph Pilates é formado por um composto de exercícios e alongamentos que utiliza o próprio peso corporal para a sua realização.  

Resumidamente, o Pilates é uma técnica que estimula o corpo de forma geral durante cada movimento, cada exercício, visando o aumento da flexibilidade, força, mobilidade e tônus muscular. 

Auxilia no aperfeiçoamento da musculatura corporal, evita patologias cardiovasculares, reduz o estresse, corrige a postura, aumenta a flexibilidade, estimula a coordenação motora, previne o corpo de fraturas, além de melhorar a concentração e amenizar dores. 

 

Natação 

O peso e a força da gravidade são menores debaixo d’água, sendo assim, os exercícios realizados na piscina possuem menos impacto nas articulações. 

Além de combater dores, estes exercícios proporcionam benefícios como fortalecimento do sistema respiratório e auxílio no emagrecimento. 

Ou seja, se você possui muita dor, a natação ou a hidroginástica podem ser atividades ideais para você. 

Além de trabalhar a flexibilidade das articulações, a hidroginástica  

auxilia na tonificação dos músculos. 

A natação trabalha no fortalecimento dos membros inferiores e superiores e ainda proporciona alongamento ao corpo. 

 

Musculação 

A musculação proporciona fortalecimento dos músculos, sendo assim, a pressão nas articulações é reduzida. 

Um dos grupos de músculos trabalhado neste método, são os das costas e abdômen. Os quais sustentam a coluna. 

Desta forma, o corpo possui maior sustentação, menos tensão e por fim, sem dores. 

 

Hora da escolha! 

Percebeu o quão benéfico os exercícios são para nossa vida e para o nosso dia a dia? 

Mas atenção! É preciso um cuidado redobrado para proteger as articulações na hora de executar seu exercício preferido. 

O ideal é contar com o acompanhamento profissional. Não exagerar e aumentar a intensidade gradualmente. 

Tem dificuldade em escolher uma modalidade? Calma, as atividades físicas se complementam, não tenha medo de executar mais do que uma. 

Se preferir, convide algum amigo para iniciar com você, desta forma, um incentiva o outro e todos se beneficiam. 

Então sem desculpas, vamos levantar do sofá e colocar o corpo em movimento para desfrutar de todos os benefícios de uma vida saudável e ativa. 

 

Gostou dessa leitura? Se ainda existir qualquer dúvida é só deixá-la abaixo nos comentários! 

Até a próxima! 


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